Atividades de Libras

Identificação



·        Referencia: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Capovilla & Raphael, 2006b, 2006c), a Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira, volume 1, 2, 3, 4 e 8 (Capovilla & Raphael, 2004a, 2004b, 2005a, 2005b, 2005c), e o Manual ilustrado de sinais e sistemas de comunicação em rede para surdos (Capovilla, Raphael, & Macedo, 1998). 

LIBRAS - qualificação de metodologia de integração e disseminação de saberes.

A Libras é uma língua oficial brasileira na modalidade visual gestual, é a primeira língua do surdo e é a identidade cultural de uma comunidade que foi segregada por muitos ano, um dos motivos dessa segregação foi TALVEZ a Libras?

Essa frase pode parecer questionável e alvo de criticas, mas o fato é que se analisar a história do sujeito surdo desde 300 a.C até o contexto atual ficarão evidentes vitórias, conformismos, opressões e exaltações ao sujeito surdo, sendo que ele na verdade nunca deveria ter sido o foco, mas sim a SOCIEDADE.

Muitas vezes a sociedade está representada por um poder incumbido a uma pessoa que está lá, naquele cargo, naquela função, tratando de questões dos 'SURDOS MUDOS', isso mesmo. Se alguém que está tratando dos interesses de uma comunidade específica ainda não se adequou à terminologia usada nos anais que trata da temática "surdo", como poderia ver essa RESPONSABILIDADE de modo amplo e social?

Pois bem, tenho buscado constantemente levar à sociedade o ensino aprendizagem da Libras através de situações, projetos ou ações com pessoas não surdas, não familiares de surdos ou pessoas que trabalham com surdos ou que almeja possibilidades de encarar esse DESAFIO por sua carreira funcional. O objetivo do trabalho que tenho desenvolvido é mudar em pequena escala a visão de uma sociedade, pois é através dela que os surdos serão vistos e respeitados e também COBRADOS. Estar em uma sociedade que não se comunica comigo, cria a ilusão da forma como POSSO, DEVO ou QUERO agir, deixando assim, valores, regras e padrões necessários para a vida em sociedade serem banalizados ou ignorados e como consequência o ESTERIÓTIPO.

O conhecimento busca pessoas engajadas que sabem como FAZER, possibilitando o ACESSO, o DESENVOLVIMENTO e a DISSEMINAÇÃO da LIBRAS como mais uma Língua natural que pode ser usada e reconhecida pela sua estrutura linguística trazendo à ELA, a qualificação de metodologia de integração e disseminação de saberes. 

Em busca de uma sociedade conhecedora da Libras.


Rosana Gomes Jacinto

Um pouco de história...


Compartilhando um trabalho realizado sobre língua portuguesa para surdos que desenvolvi em 2016  aplicado com 10 surdos com idades entre 19 e 39 anos, todos estavam formados no ensino médio.

Na próxima postagem mostrarei três produções de alunas que fizeram atividades de intervenção através de sinônimos.

 * Não esqueça de por as referências quando fizeres suas pesquisa :)











Avaliação de inglês. Tenho o arquivo no WORD. Solicita por e-mail.

Avaliação de inglês

  1. Faça a tradução correta.
  1. Mulher b) Criança c) Menino
d) Homem e) Gato f) Bola
  1. Traduza as frases:
  • I am a man.
  • A boy and a girl.
  • I have a ball.
  • A cat and a ball.
  • A boy and a girl.

  1. Relacione as colunas:



  • To be


  • Ser


  • Estar
  • I am
    eu sou
    eu estou
    you are
    você é / tu és
    você está / tu estás
    he is /she is / it is
    ele/ela é
    ele/ela está
    we are
    nós somos
    nós estamos
    you are
    vocês são / vós sois
    vocês estão / vós estais
    they are
    eles/elas são
    eles/elas estão
    1. We read the newspaper.
    2. You have a house.
    3. We find the menu.
    4. I see a house.

    (   ) Eu vejo uma casa.
    (   ) Você tem uma casa.
    (   ) Nós lemos o jornal.
    (   ) Nós encontramos o menu.



    1. Escreva em inglês:



    1. Boa tarde____________________________
    2. Boa noite____________________________
    3. Bom dia. ____________________________

    1. Resultado de imagem para aslObserve e traduza: Resultado de imagem para aslResultado de imagem para asl libras

    Modelo de avaliações para surdos do 9º ano

    Modelos de avaliações para alunos surdos do 9º ano em processo de aprendizagem da língua portuguesa como L2





    Tabela de verbos - Fácil e funcional.


    Aquisição tardia da L1 e seus reflexos na aprendizagem> Abordagem




    Mesmo pensando que tenho experiência com o ensino aprendizagem do surdo, me deparo com situações que infelizmente me faz repensar tudo que entendo por lei ou metodologia de ensino para surdos.
    Qual a expectativa da família quando matricula seu filho em uma escola (pública ou privada)?

    Que serviços essa família espera?

    Como a família é recebida pela escola?

    Qual o trabalho que a gestão escolar faz para integra... e não incluir o surdo? (Porque inclusão é muito mais complexo que integrar...)

    Qual o conhecimento que o professor tem sobre surdez e o processo de aprendizagem do surdo?

    Tem professor bilíngue?

    Tem intérprete?

    O surdo sabe Libras?

    Qual o nível de conhecimento e ou formação desses profissionais?

    E... finalmente, depois de responder todas essas questões. O surdo estará preparado para aprender Teorema de Pitágoras ou Orações subordinadas adverbial...

    Certo???

    Aluno X matriculado em uma escola pública no nono ano. Não está alfabetizado... tem um vocabulário limitado e não produz frases coerentes. Tem implante coclear, mas nunca fez um trabalho com fono, então também não fala. Não tem fluência em Libras, mistura sinais com gestos e faz muitas frases sem concordância. Está inserido em uma turma ótima tem bons professores e colegas que se esfossam para integrá-lo.


    Início dos trabalho - 1º Semana.

    Primeira semana reconhecimento do aluno e mapeamento do conhecimento que ele tem. 

    Atividade 1

    Oferecer atividades que o aluno se sinta familiarizado.

    Como é sua rotina de manhã?

    Libras - Escola vem como? Amigo? 

    Resposta do aluno:

    EU ESCOLA ÔNIBUS MEU AMIGO DEPOIS CASA BRINCAR COMPUTADOR VOU DORMIR.

    Intervenção:

    Eu vou para a escola de ônibus junto com meu amigo. Depois, vou para casa e brinco no computador. Vou dormir.

    Pouca interferência é importante para valorizar a escrita inicial do surdo e deixá-lo seguro para arriscar na escrita espontânea.

       
    Eu vou para a escola de ônibus junto com meu amigo. Depois, vou para casa e brinco no computador. Vou dormir.
    As palavras destacadas são reforçadas e explicadas como chaves de sentido para o texto.


    Em breve posto a atividade que foi realizada como avaliação.



    Rosana Gomes Jacinto