Mesmo pensando que tenho experiência com o ensino aprendizagem do surdo, me deparo com situações que infelizmente me faz repensar tudo que entendo por lei ou metodologia de ensino para surdos.
Qual a expectativa da família quando matricula seu filho em uma escola (pública ou privada)?
Que serviços essa família espera?
Como a família é recebida pela escola?
Qual o trabalho que a gestão escolar faz para integra... e não incluir o surdo? (Porque inclusão é muito mais complexo que integrar...)
Qual o conhecimento que o professor tem sobre surdez e o processo de aprendizagem do surdo?
Tem professor bilíngue?
Tem intérprete?
O surdo sabe Libras?
Qual o nível de conhecimento e ou formação desses profissionais?
E... finalmente, depois de responder todas essas questões. O surdo estará preparado para aprender Teorema de Pitágoras ou Orações subordinadas adverbial...
Certo???
Aluno X matriculado em uma escola pública no nono ano. Não está alfabetizado... tem um vocabulário limitado e não produz frases coerentes. Tem implante coclear, mas nunca fez um trabalho com fono, então também não fala. Não tem fluência em Libras, mistura sinais com gestos e faz muitas frases sem concordância. Está inserido em uma turma ótima tem bons professores e colegas que se esfossam para integrá-lo.
Início dos trabalho - 1º Semana.
Primeira semana reconhecimento do aluno e mapeamento do conhecimento que ele tem.
Atividade 1
Oferecer atividades que o aluno se sinta familiarizado.
Como é sua rotina de manhã?
Libras - Escola vem como? Amigo?
Resposta do aluno:
EU ESCOLA ÔNIBUS MEU AMIGO DEPOIS CASA BRINCAR COMPUTADOR VOU DORMIR.
Intervenção:
Eu vou para a escola de ônibus junto com meu amigo. Depois, vou para casa e brinco no computador. Vou dormir.
Pouca interferência é importante para valorizar a escrita inicial do surdo e deixá-lo seguro para arriscar na escrita espontânea.
Eu vou para a escola de ônibus junto com meu amigo. Depois, vou para casa e brinco no computador. Vou dormir.
As palavras destacadas são reforçadas e explicadas como chaves de sentido para o texto.
Em breve posto a atividade que foi realizada como avaliação.
Rosana Gomes Jacinto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela contribuição.