Atividades de Libras

Base da alfabetização de surdos

Visão responsável por 38% da aprendizagem

 
Os surdos são curiosos e aprendem o que vêem, ou seja tem a visão como entrada para qualquer nova aquisição de aprendizagem. O professor para atingir a alfabetização do surdo de forma plena e contextualizada, precisa conhecer a cultura surda e a estrutura linguística da Libras, pois a partir desse conhecimento o professor poderá traçar um paralelo entre a língua portuguesa e a língua de sinais.
Muitos trabalhos desenvolvidos em sala de alfabetização de surdos resume-se em depositar inúmeras atividades de desenvolvimento de vocabulário constado apenas sinal e palavra, mas o surdo aprende quando pode fazer uma relação entre a imagem, o sinal e só então passar para a palavras datilologada. A escrita na língua portuguesa deve ser iniciada quando o surdo já domina um grande número de sinais e a datilologia dos mesmos, assim é possível dizer que esse está alfabetizado em Libras e precisará a partir daí de estímulos para o desenvolvimento da segunda língua, a L2 que é a língua portuguesa.
A Lei de Diretrizes e Base prevê que o surdo tenha um segundo professor para acompanhá-lo até o final da alfabetização, atendendo assim que seja até o 5 ano, e a partir dos próximos anos de escolaridade esse será acompanhado por um profissional interprete de Libras que terá a função exclusiva de tradução e interpretação. Porém, pelo que foi observado até o momento, as instituições de ensino públicas contratando interpretes para os ano iniciais e em muitas vezes esse profissional não tem habilitação suficiente para desenvolver um trabalho efetivo com esse surdo que acaba sendo EMPURRADO nas séries seguintes dando a característica da educação inclusiva no Brasil que é bancária e sem o desenvolvimento de vivências e estímulos para uma vida social autônoma.
Se a pessoa com deficiência está inserida no ensino regular ela sabe que tem os mesmos direitos dos demais alunos, assim é garantido por lei que esse receba o mesmo ensino que os demais colegas, não necessitando do mesmo método ou período de estudo, pois cada criança aprende no seu tempo e assim também são com as crianças surdas que deve ter um currículo objetivo e direcionado para aquilo que eles realmente usaram na fase adulta, conhecido como currículo funcional.
Contudo, fica a dica de trabalho para os professores que receberam a tarefa de trabalhar com crianças surdas e ainda tem muitas dúvidas a respeito desse trabalho. Seja o mais visual possível, buscando sempre desenvolver um trabalho onde o surdo possa fazer constantes revisões e aprofundar seus conhecimento em Libras. É importante que o surdo seja tratado como os demais alunos sem regalias ou "vantagens" como fazer a prova em mais tempo, sair da sala para fazer uma prova, recusar-se em participar de atividades, tudo deve ser esclarecido para o surdo, quanto mais informação puder transmitir para seu aluno melhor será seu desenvolvimento cognitivo.
O surdo tem a capacidade de autonomia e essa só se fará efetiva se o surdo tiver o segundo professor bilíngue no período de alfabetização e o profissional interprete no ensino fundamental e médio. Lembre-se, o professor tem direito de ter a assistência de cursos de Libras para garantir a comunicação com seu aluno, só assim será efetivo esse processo que em muitos casos é traumático e ineficaz para o surdo.

Rosana Gomes Jacinto Canteri
 
 

Libras atividades: Aquisição da linguagem - Libras

Libras e Atividades: Aquisição da Linguagem - Libras: A Importância do Estímulo Linguístico

Pesquisas comprovaram que a aquisição da linguagem por crianças surdas, filhas de pais surdos, ocorre de maneira mais natural e fluida quando elas são expostas desde cedo à Língua Brasileira de Sinais (Libras). O estímulo linguístico inicial é crucial, pois as interações e a comunicação com os pais e a família proporcionam um ambiente rico para o desenvolvimento das habilidades linguísticas.

Além disso, o uso de Libras como língua materna ajuda a criar uma base sólida para o desenvolvimento da linguagem em geral, facilitando o aprendizado de outras formas de comunicação e expressão. Estudos mostram que crianças surdas que crescem em ambientes onde Libras é utilizado ativamente desenvolvem habilidades de comunicação mais robustas e uma compreensão mais profunda da linguagem em comparação com aquelas que não têm acesso a uma linguagem natural desde o início.

É fundamental que pais, educadores e profissionais envolvidos no processo educativo de crianças surdas reconheçam a importância do estímulo linguístico por meio de atividades que promovam o uso e a prática da Libras. Isso pode incluir jogos, contação de histórias em Libras, atividades artísticas, e interações sociais que incentivem a comunicação em um ambiente inclusivo e acolhedor.

O investimento no desenvolvimento linguístico das crianças surdas não só favorece a aquisição da linguagem, mas também contribui para sua autoexpressão, autoestima e socialização, preparando-as para interagir de maneira mais efetiva e confiante com o mundo ao seu redor.


 Importância da Libras na Aquisição da Linguagem

AspectoDescrição
Acesso à LibrasA aquisição da linguagem por crianças surdas ocorre de maneira mais natural quando expostas desde cedo à Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Estímulo Linguístico InicialInterações e comunicação com os pais e a família criam um ambiente rico para o desenvolvimento das habilidades linguísticas.
Base para DesenvolvimentoO uso de Libras como língua materna ajuda na construção de uma base sólida para o desenvolvimento da linguagem em geral, facilitando o aprendizado de outras formas de comunicação.

 Benefícios do Uso de Libras

BenefícioDescrição
Desenvolvimento de HabilidadesCrianças surdas em ambientes que utilizam Libras ativamente desenvolvem habilidades de comunicação mais robustas.
Compreensão da LinguagemA exposição à Libras desde o início proporciona uma compreensão mais profunda da linguagem.
Autoexpressão e AutoestimaO investimento em Libras favorece a autoexpressão e a autoestima das crianças surdas, preparando-as para interações sociais efetivas.

 Atividades para Estímulo Linguístico

AtividadeDescrição
JogosAtividades lúdicas que promovem a prática da Libras e incentivam a comunicação entre as crianças.
Contação de Histórias em LibrasNarrativas visuais que ajudam na aquisição de vocabulário e compreensão da língua.
Atividades ArtísticasProjetos criativos que envolvem o uso de Libras e estimulam a expressão artística e comunicativa.
Interações SociaisOportunidades para praticar Libras em ambientes inclusivos e acolhedores, promovendo a socialização e a comunicação entre crianças surdas e ouvintes.

Conclusão

O investimento no desenvolvimento linguístico das crianças surdas é essencial para sua aquisição de linguagem, autoexpressão, autoestima e socialização, preparando-as para interagir de forma confiante com o mundo.





Aquisição da linguagem - Libras

A importância do estímulo linguístico

 
 
Pesquisas comprovaram que a aquisição da linguagem por crianças surdas, filhas de pais surdos ocorre da mesma forma que em crianças ouvintes, filhas de pais ouvintes. Nos primeiros meses de vida a criança naturalmente balbucia tanto o surdo quanto o ouvinte, porem no surdo acorre um " balbucio manual", nesse período é fundamental que os pais desenvolvam uma relação de contato visual com essa criança e auxilie no desenvolvimento da linguagem.
Um relato de uma mãe, comprova que sem esse estímulo precoce a criança surda pode desenvolver alguns problemas de linguagem a medida que vai crescendo.
Há experiência de um surdo de 22 anos que não se alfabetiza na Língua Portuguesa, e a linguagem em Libras é precária.
A Libras é uma modalidade de língua gestual, com um padrão linguístico que deve se seguido para melhor transmissão da  mensagem. Porém, quanto não há o input na criança, essa linguagem não se desenvolver pode acarretar em sérios problemas linguísticos, podem ser percebido até fisicamente. Uma pesquisa recente sobre neuro linguística, revela que essa "lesão linguística" pode ser percebida fisicamente com o atrofiamento do cérebro.
Esse breve relato foi baseado em estudos e experiências de sala de aula em educação de jovens e adultos surdos que tem dificuldade em desenvolver a linguagem, principalmente na Libras.
 
Professora: Rosana Gomes Jacinto Canteri


Cultura Surda

A música e as Linguas de sinais

              Participei no dia 24/05 de uma palestra com o ator francês Oliver Schetrit. Ele é surdo e aprendeu desenvolver os ritmos explorando a musicalidade nos movimentos que desenvolve através da Lingua de sinais. Esse processo é estudado e desenvolvido no IVT, lá há interpretes que ouvem as músicas e passam para os surdos, esses, escrevem partituras em lingua de sinais onde é possível reproduzir qualquer música apenas com os sinais. Os surdos sentem e desenvolvem cada som através de sinais rigorosamente padronizados e estudados.
 
 
Rosana Gomes Jacinto Canteri