A importância do estímulo linguístico
Pesquisas comprovaram que a aquisição da linguagem por crianças surdas, filhas de pais surdos ocorre da mesma forma que em crianças ouvintes, filhas de pais ouvintes. Nos primeiros meses de vida a criança naturalmente balbucia tanto o surdo quanto o ouvinte, porem no surdo acorre um " balbucio manual", nesse período é fundamental que os pais desenvolvam uma relação de contato visual com essa criança e auxilie no desenvolvimento da linguagem.
Um relato de uma mãe, comprova que sem esse estímulo precoce a criança surda pode desenvolver alguns problemas de linguagem a medida que vai crescendo.
Há experiência de um surdo de 22 anos que não se alfabetiza na Língua Portuguesa, e a linguagem em Libras é precária.
A Libras é uma modalidade de língua gestual, com um padrão linguístico que deve se seguido para melhor transmissão da mensagem. Porém, quanto não há o input na criança, essa linguagem não se desenvolver pode acarretar em sérios problemas linguísticos, podem ser percebido até fisicamente. Uma pesquisa recente sobre neuro linguística, revela que essa "lesão linguística" pode ser percebida fisicamente com o atrofiamento do cérebro.
Esse breve relato foi baseado em estudos e experiências de sala de aula em educação de jovens e adultos surdos que tem dificuldade em desenvolver a linguagem, principalmente na Libras.
Professora: Rosana Gomes Jacinto Canteri
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